Massa Básica Caseira Italiana

Ingredientes:

  • 4 Ovos Inteiros (1 ovo inteiro para cada 100g de farinha)
  • 200g de Farinha de Trigo
  • 200g de Farinha de Semolina

Modo de Fazer:

Massa

 

 

Em uma bacia com os ovos, misture com um garfo incorporando a farinha aos poucos.

 

 

 

Continue até formar uma bola. Sove a bola até que a textura fique sedosa. Para ficar mais fácil, divida a bola e sove um pouco de cada vez. Deixe as outras bolas de massa coberta com um pano.

 

 

MaquinaUsando o Cilindro: Depois de sovar a massa alguns minutos, divida a massa em um número de bolas igual ao número de ovos usados na massa. Por exemplo: 4 ovos, 4 bolas. Pegue uma bola (deixando as outras de baixo do pano) e a achate com as mãos. Se você não conseguir achatar suficientemente para passar no cilindro precisa sovar mais a massa. Cada marca de cilindro é diferente, mas normalmente tem um controle de espessura.  Passe a bola achatada no cilindro 1 uma vez. Dobre a massa em três e passa novamente, e depois dobre e passe de novo. Cada vez que se passa a massa no cilindro ela perde um pouco da textura granulada e começa ficar mais sedosa. É o glutém “acordando” e deixando a massa elástica. Continue mais duas ou três vezes dobrando e passando até a massa começar a brilhar. Agora, ajuste a espessura do cilindro um pouco mais fino. Passe a massa, sem dobrar, nessa nova espessura. Reajuste a espessura e novamente passe a massa. Continue fazendo isso até formar uma folha de massa bem fina e bem comprida. Pode-se inclusive cortar a folha no meio se ficar comprida demais para controlar. Passe um pouco de farinha de trigo nos dois lados da folha para que não grude no cilindro e rasgue. Continue até que a folha fique quase translúcida.

Macarrao

Cortando a Massa: Para fazer fettuccini, tagliarini, pappardelle ou outra massa cortada você pode passar a folha de massa no lado que corte. Se não tiver esse cilindro, ou quiser fazer outro tamanho de fio de massa, você pode cortar a mão. Passe bastante farinha de trigo na folha de massa. Dobre a massa enrolando 3 ou 4 vezes. Corte no tamanho desejado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Massas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s