Massas

As massas alimentícias, como o espaguete e o macarrão, são ingredientes culinários feitos com massa de farinha, geralmente de trigo, a que se dá várias formas que depois são cozidas em água e servidas com diferentes molhos. São equivalentes ao “min” da culinária oriental ou ao “cuscus” da culinária mediterrânica.

As formas de massas alimentícias vão desde lâminas como para lasanha, a canudos como o macarrão, servem de fios de diferentes espessuras, como o spaghetti ou a aletria ou ainda pequenas figuras como letras, pevides, conchas, espirais e muitas outras. Para fazê-las, a massa pode ser “estendida” com um rolo da massa até ficar da espessura desejada e depois cortada de várias formas; as formas cilíndricas são geralmente feitas numa máquina parecida com a máquina de picar, em que se faz passar a massa por uma placa com orifícios de diferentes tamanhos e formas. Depois de preparada, a massa pode ser imediatamente cozinhada – a massa fresca – ou seca num forno pouco quente, para lhe retirar a maior parte da água, sem modificar o amido – esta massa seca pode ser guardada sem se estragar durante vários meses.

Para além da massa básica, composta apenas de farinha, água e sal, as massas alimentícias podem também ser coradas, quer com corantes artificiais, quer adicionando à massa básica puré de espinafreou de cenoura, podem ser enriquecidas com ovo e podem ainda ser recheadas, como nos raviolli.

Tipos de Massa

Penne – Tubetes, são massas em forma de cânula de pena, servidas com um molho muito picante (arrabbiata). Há que notar, em certas regiões da Itália, no norte por exemplo, usam um tipo de pimenta, que dá uma característica de ardor forte, porem torna o prato em si mais saboroso.

Spaghetti – Com várias numerações, podendo ter até o número 12 mais espesso. É um tipo de massa cilíndrica, compacta, longa e fina. O nome é um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, corda.

Tortiglioni – (denominado também como Succhietti ) é uma massa de forma cilíndrica que possui certas estrías em sua superfície exterior. Costuma ter uma longitude de uns poucos centímetros e de diámetro ligeirmente inferior aos rigatoni, as estrías formam espirales (ao invés que nos rigatoni no que pode se comprovar que correm paralelas).

Fusilli – Massa em forma de rosca conhecido como massa em rosquinha.

Farfalle – É o mesmo que borboleta ou laço.

Tagliatelle – ou tagliolini (do italiano tagliare, que significa “cortar”) é o   clássico macarrão da Emilia-Romagna, região da Itália. As partes individuais de tagliatelle são longos, fitas planas que são semelhantes na forma de fettuccine . Tagliatelle pode ser servido com uma variedade de molhos, mas o clássico é um molho bolonhesa.

Ravioli – o raviolo (plural ravioli) é uma massa feita com trigo envolvendo alguma carne ou vegetal, sendo coberto por algum tipo de molho, com origem na Itália. conhecido também como Cappellacci.

Tortellini massa em forma de anel. Eles são normalmente recheadas com uma mistura de carnes (lombo de porco, presunto). Originária da região de Emilia (em especial de Bolonha e Modena), eles normalmente são servidos em caldo, com creme, ou às vezes com um ragu. Tortellini agora é comumente encontrada em todo o mundo.

Lasanha – tipo de massa em folhas (normalmente ondulada na América do Norte mas não na Itália), como também um prato por vezes chamado Lasanha no Forno feito com camadas alternadas de massa, queijo e ragu (um molho de carne).


Fettuccine – é um tipo de massa popular em Roma. É um grosso macarrão achatado feito de ovo e farinha (geralmente um ovo a cada 100 gr. farinha), mas maior do que semelhante ao tagliatelle típico de Bolonha. Eles são comidos com sugo d’umido (Carne Ragu) e Ragu di pollo (frango Ragu).

Canelloni – ou canelones são pequenos pasteizinhos com bocadinhos de massa, recheados com uma mistura de carne picada e legumes e que são gratinados no forno. O recheio também pode consistir em restos de carne e de enchidos.


Conchilione – massa em forma de concha.


Bucatini – Canudinhos de várias espessuras.


Macarrão – Canudos, usados, principalmente em sopas.


Ramen – é um alimento japonês de origem chinesa composto por filamentos longos de massa alimentícia com ervas e legumes, mergulhados num caldo e temperados com carne de porco ou peixe de água-doce.


Min Na culinária oriental, o min é a família de massas alimentícias equivalente às da culinária européia, de que faz parte o spaghetti. Tal como na culinária européia, os min são também feitos de massa de farinha de trigo ou arroz, água, por vezes ovos e sal, que são depois secas para serem cozidas mais tarde.


3 respostas para Massas

  1. Pingback: Os números de 2010 | Meus Pratos na Cozinha

  2. Neusa disse:

    Rapaz, o seu site e um show! Coisa rarissima no Brasil. Muito bem apresentado, com explicacoes claras e faceis de entender! Voce esta de parabens!
    Outra coisa que detesto nos sites brasileiros e que muitos deles so abrem depois que a gente se registra. Nao registro so de birra, mesmo que seja algo que me interesse, logo perde a graca, por causa do tal ridiculo registro!
    Vou estar sempre por aqui visitando e recomendando aos amigos.
    Fica na bencao do Deus Todo-Poderoso!

  3. ivete geraldo martins disse:

    Olá, adorei este site. Muito bem explicado e muito simples. Você deve ser um expert em massas. Por favor, você sabe de alguma máquina de mesa caseira de cortar massas? Com peças de todos tipos de corte? Vendo esse site me deu vontade de comprar uma máquina para cortes diferentes. Eu já tenho a marcato, fáz o talharim e espaguete, eu gostaria de ter para fusili, rigatoni, etc. Se souber de alguma, por favor, me passe por email. Agora vou comer alguma coisa, porque como sou descendente de italianos, esse site me deu uma fome danada. Adorei seu site. Muito obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s